Título: Por uma Arquitetura Contemporânea: Design Paramétrico no processo de design
Aluno: Vítor Locilento Sanches nº USP 5654520
Orientador (a): Prof. Dra. Anja Pratschke
Introdução:
A pesquisa tem como objetivo levantar e analisar segundo critérios preestabelecidos projetos contemporâneos que usem, em seus processos de design, técnicas e métodos do chamado Design paramétrico.
Observamos que em nível mundial está acontecendo uma reestruturação do modo de produção de construções, alterando os três momentos de sua vida: antes de ser construído, durante a construção e depois de finalizada, ou seja, sua vida útil. O Design Paramétrico atua diretamente na primeira e na segunda etapa, pois ele permitirá uma nova maneira de projetar um edifício, facilitando modificações e adaptações no projeto durante o planejamento e a execução. Na terceira etapa ele está inserido indiretamente, através dos parâmetros (materiais, dimensões, preços, entre outros aspectos) em um Modelo de Informação da Construção (Building Information Modeling (BIM)) que contribui para a vida do prédio e sua manutenção, armazenando as informações em bases de dados.
A possibilidade de flexibilização do projeto a partir da geração de formas permiterá alterações a cada etapa do processo projetual de maneira interdependente, pois os outros parâmetros serão instantaneamente recalculados e rearranjados pelo software de acordo com a interação entre eles. É uma ferramenta que ajuda na pesquisa e na concretização de tipologias estruturais “não-estandardizadas”. A rapidez das alterações permite que a produção em massa tenha como produto final projetos similares, “não idênticos como gêmeos”, mas “relacionados como membros de uma família” [MATCHA, H. 2007, p. 849].
Esse processo de design está inserido em discussões sobre a maneira de se projetar uma obra arquitetônica contemporânea. Segundo o professor da Universidade de Kassel e arquiteto do grupo NOX, Lars Spuybroek, a principal característica desse método é que a forma é gerada e não desenhada. Ou seja, ela é procurada de acordo com a necessidade do projeto e não pré-concebida e adaptada. Software como o Generative Components, da Bentley ou o Revit, da Autodesk, por exemplo, permitem esta prática.
Justificativa
O modo de fazer projeto, de gerar o objeto no lugar de desenhar, motivou-nos a estudar o tema. Nosso interesse na pesquisa se dá pelo fato de estar relacionada ao uso do meio digital para produzir uma obra arquitetônica e por intuir que o Design Paramétrico tem potencial para mudar a arquitetura, porém ainda é pouco compreendido, ou explorado. Poderia, inclusive, enriquecer nossas atividades didáticas, como as aulas de projeto. Além disso, a atualidade do assunto, e a falta de sistematização de dados e de pesquisas de fundamentos nos atraíram para tentar entender este novo meio que está surgindo com grande força entre os arquitetos contemporâneos.
O tema proposto está inserido nas atividades do grupo de pesquisa Nomads.USP, visto que contribuirá na linha de pesquisa sobre Processos de Design, coordenada pela Professora Doutora Anja Pratschke, e no processo de produção de projetos que o grupo realiza, sempre visando novas maneiras de se projetar em arquitetura e design. Contribuirá e será alimentado pela participação do pesquisador em projeto de pesquisa: TIDIA-AE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET AVANÇADA, que se trata de um projeto interdisciplinar, de qual Nomads.USP é Laboratório Associado (LA) ao Intermídia, ICMC-USP e experimenta com Design a distância e ações de aprendizagem, projeto multidisciplinar. O Departamento e o grupo de pesquisa possuem infra-estrutura necessária para implementar e explorar software que poderão ser estudados. Ainda conta com o Laboratório de Ensino Informatizado (LEI), e alimentará indireitamente a disciplina de Informática na Arquitetura (SAP 0645), ministrada pela orientadora desta pesquisa, onde poderão ser apresentados resultados da pesquisa para os alunos. Ttambém prevê elaboração de tutoriais para iniciar os alunos neste novo meio tecnológico para que façam uso deste em seus projetos futuros.
Objetivo geral
O objetivo geral da pesquisa é investigar a relação de Design Paramétrico com o processo projetual arquitetônico contemporâneo e sua relação com a Modelação da Informação da Construção (BIM)
Objetivos específicos
§ Entender o estado da arte do Design Paramétrico;
§ Levantar e analisar projetos arquitetônicos e os processos quais foram concebidos e gerados dentro de um ou os dois modos de proceder.
§ Levantamento e Familiarização de software de design paramétrico e modos de projetar através da experimentação.
§ Levantar práticas de ensino em disciplinas e laboratórios em escolas de arquitetura que ensinam e aplicam o Modo citado acima.
§ Sistematizar e analisar os resultados para criação de critérios para a implementação de política de uso junto ao Laboratório de Ensino de Informática, auxiliando o Coordenador do Laboratório e o Funcionário responsável.
§ Produção de site e base de dados para divulgar os resultados alcançados;
Metodologia
§ A pesquisa irá utilizar inicialmente consultas a fontes de dados secundárias, tais como publicações, literatura específica, sites da internet (como o repositório de artigos do Cumincad), revistas, entre outras, a partir da documentação Nomads.USP, das bibliotecas da EESC e de outros campi da USP, através de empréstimos entre bibliotecas e comutação nacional e internacional.
§ Uma segunda etapa consiste na realização de entrevistas com pesquisadores, arquitetos e desenvolvedores de software específicos sobre o processo e uso do Design Paramétrico.
§ Levantamento de projetos e processos projetuais contemporâneos que explicitam o uso de métodos baseados no design paramétrico. Ponto de partida será a dissertação de mestrado do arquiteto Guto Requena, que elaborou uma lista de critérios de leitura de projetos contemporâneos que surgem a partir de processos de design e gerenciamento diferenciados.
§ Familiarização com software de design paramétrico
§ Sistematizar e analisar as informações obtidas para criação de critérios para implementação e política de uso junto ao Laboratório de Ensino Informatizado. Implementar junto com o Coordenador do Laboratório e o Funcionário responsável. Avaliar, e corrigir os critérios.
§ Experimentação e Estruturação: proposta de exercícios, organização de tutoriais e palestras junto à comunidade LEI, esquemas de análise para avaliação dos resultados obtidos com o objetivo de se formular uma proposta de implantação definitiva.
Etapas e cronograma
§ Etapa 1: Revisão bibliográfica, através do auxilio da biblioteca EESC-USP, Biblioteca do ICMC-USP, da FAU-USP, documentação Nomads.USP, entre outras fontes.
§ Etapa 2: Realização de entrevistas, junto aos laboratórios e arquitetos de referência
§ Etapa 3: Levantamento de projetos e processos
§ Etapa 4: Familiarização com software de design paramétrico
§ Etapa 5: Sistematização de material levantado, tanto das leituras de textos pesquisados nas fontes citadas, como das entrevistas e dos projetos. Geração de primeiros resultados.
§ Etapa 6: Propostas de exercícios, organização de tutoriais e palestras junto a comunidade LEI,
§ Etapa 7: Análise final do conteúdo obtido e conclusões.
§ Etapa 8: Produção de site na Internet para divulgação do resultado da pesquisa, relatório final.
1 Revisão Bibliográfica
2 Entrevistas
3 Levantamento
4 Familiarização
5 Sistematização
6 Experimentação
7 Análise final
8 Produção de site e relatório final
Bibliografia
- BURRY, Mark & MURRAY, Zolna. “Architectural Design Based on Parametric Variation and Associative Geometry” Challenges of the Future [15th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 0-9523687-3-0] Vienna (Austria) 17-20 September, 1997
- MATCHA, Heike. “Parametric Possibilities: Designing with Parametric Modelling” Predicting the Future [25th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 978-0-9541183-6-5], pp. 849-856, 2007.
- MONEDERO, Javier. “Parametric Design”. A Review and Some Experiences” Challenges of the Future [15th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 0-9523687-3-0], 1997.
- SCHNABEL, Marc Aurel. “Architectural Parametric Designing” Communicating Space(s) [24th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 0-9541183-5-9] Volos (Greece) 6-9 September 2006, pp. 216-221
- BOER, Sander. “Cockpit Building in an AcousticBarrier” http://www.oosterhuis.nl/, 2005.
- EDNIE-BROWN, Pia & ANDRASEK, Alisa. “CONTINUUM: A Self-Engineering Creature-Culture” Architectural Design, 2006.
- SCHNABEL, Marc Aurel. “Parametric Designing in Architecture” Computer Aided Architectural Design Futures / 978-1-4020-6527-9 2007 [Proceedings of the 12th International Conference on Computer Aided Architectural Design Futures / 978-1-4020-6527-9] Sydney (Australia) 11–13 July 2007, pp. 237-250, 2007.
- VANDERFEESTEN, Eric. “Confection for the masses in a parametric design of a modular favela structure” http://evanderfeesten.nl, 2005.
- VINCENT, Charles. “Projeto arquitetônico e computação gráfica: processos, métodos e ensino [Architectural Design and Computer Graphics: Processes, Methods and Education]” SIGraDi 2004 - [Proceedings of the 8th Iberoamerican Congress of Digital Graphics], 2004
- VINCENT, Charles. “Ensino de Projeto: Digital ou Manual [Architectural Design Teaching – Digital or Handcrafted?]” SIGraDi 2006 - [Proceedings of the 10th Iberoamerican Congress of Digital Graphics], pp. 236-240, 2006.
- BARRIOS Hernandez, Carlos Roberto. “Cognitive Models for Parametric Design [Modelos Cognitivos para el Diseño Paramétrico]” SIGraDi 2007 - [Proceedings of the 11th Iberoamerican Congress of Digital Graphics], pp. 239-242, 2007.
- CUMINCAD – Cumulative Index of Computer Aided Architectural Design: http://cumincad.scix.net/
Aluno: Vítor Locilento Sanches nº USP 5654520
Orientador (a): Prof. Dra. Anja Pratschke
Introdução:
A pesquisa tem como objetivo levantar e analisar segundo critérios preestabelecidos projetos contemporâneos que usem, em seus processos de design, técnicas e métodos do chamado Design paramétrico.
Observamos que em nível mundial está acontecendo uma reestruturação do modo de produção de construções, alterando os três momentos de sua vida: antes de ser construído, durante a construção e depois de finalizada, ou seja, sua vida útil. O Design Paramétrico atua diretamente na primeira e na segunda etapa, pois ele permitirá uma nova maneira de projetar um edifício, facilitando modificações e adaptações no projeto durante o planejamento e a execução. Na terceira etapa ele está inserido indiretamente, através dos parâmetros (materiais, dimensões, preços, entre outros aspectos) em um Modelo de Informação da Construção (Building Information Modeling (BIM)) que contribui para a vida do prédio e sua manutenção, armazenando as informações em bases de dados.
A possibilidade de flexibilização do projeto a partir da geração de formas permiterá alterações a cada etapa do processo projetual de maneira interdependente, pois os outros parâmetros serão instantaneamente recalculados e rearranjados pelo software de acordo com a interação entre eles. É uma ferramenta que ajuda na pesquisa e na concretização de tipologias estruturais “não-estandardizadas”. A rapidez das alterações permite que a produção em massa tenha como produto final projetos similares, “não idênticos como gêmeos”, mas “relacionados como membros de uma família” [MATCHA, H. 2007, p. 849].
Esse processo de design está inserido em discussões sobre a maneira de se projetar uma obra arquitetônica contemporânea. Segundo o professor da Universidade de Kassel e arquiteto do grupo NOX, Lars Spuybroek, a principal característica desse método é que a forma é gerada e não desenhada. Ou seja, ela é procurada de acordo com a necessidade do projeto e não pré-concebida e adaptada. Software como o Generative Components, da Bentley ou o Revit, da Autodesk, por exemplo, permitem esta prática.
Justificativa
O modo de fazer projeto, de gerar o objeto no lugar de desenhar, motivou-nos a estudar o tema. Nosso interesse na pesquisa se dá pelo fato de estar relacionada ao uso do meio digital para produzir uma obra arquitetônica e por intuir que o Design Paramétrico tem potencial para mudar a arquitetura, porém ainda é pouco compreendido, ou explorado. Poderia, inclusive, enriquecer nossas atividades didáticas, como as aulas de projeto. Além disso, a atualidade do assunto, e a falta de sistematização de dados e de pesquisas de fundamentos nos atraíram para tentar entender este novo meio que está surgindo com grande força entre os arquitetos contemporâneos.
O tema proposto está inserido nas atividades do grupo de pesquisa Nomads.USP, visto que contribuirá na linha de pesquisa sobre Processos de Design, coordenada pela Professora Doutora Anja Pratschke, e no processo de produção de projetos que o grupo realiza, sempre visando novas maneiras de se projetar em arquitetura e design. Contribuirá e será alimentado pela participação do pesquisador em projeto de pesquisa: TIDIA-AE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET AVANÇADA, que se trata de um projeto interdisciplinar, de qual Nomads.USP é Laboratório Associado (LA) ao Intermídia, ICMC-USP e experimenta com Design a distância e ações de aprendizagem, projeto multidisciplinar. O Departamento e o grupo de pesquisa possuem infra-estrutura necessária para implementar e explorar software que poderão ser estudados. Ainda conta com o Laboratório de Ensino Informatizado (LEI), e alimentará indireitamente a disciplina de Informática na Arquitetura (SAP 0645), ministrada pela orientadora desta pesquisa, onde poderão ser apresentados resultados da pesquisa para os alunos. Ttambém prevê elaboração de tutoriais para iniciar os alunos neste novo meio tecnológico para que façam uso deste em seus projetos futuros.
Objetivo geral
O objetivo geral da pesquisa é investigar a relação de Design Paramétrico com o processo projetual arquitetônico contemporâneo e sua relação com a Modelação da Informação da Construção (BIM)
Objetivos específicos
§ Entender o estado da arte do Design Paramétrico;
§ Levantar e analisar projetos arquitetônicos e os processos quais foram concebidos e gerados dentro de um ou os dois modos de proceder.
§ Levantamento e Familiarização de software de design paramétrico e modos de projetar através da experimentação.
§ Levantar práticas de ensino em disciplinas e laboratórios em escolas de arquitetura que ensinam e aplicam o Modo citado acima.
§ Sistematizar e analisar os resultados para criação de critérios para a implementação de política de uso junto ao Laboratório de Ensino de Informática, auxiliando o Coordenador do Laboratório e o Funcionário responsável.
§ Produção de site e base de dados para divulgar os resultados alcançados;
Metodologia
§ A pesquisa irá utilizar inicialmente consultas a fontes de dados secundárias, tais como publicações, literatura específica, sites da internet (como o repositório de artigos do Cumincad), revistas, entre outras, a partir da documentação Nomads.USP, das bibliotecas da EESC e de outros campi da USP, através de empréstimos entre bibliotecas e comutação nacional e internacional.
§ Uma segunda etapa consiste na realização de entrevistas com pesquisadores, arquitetos e desenvolvedores de software específicos sobre o processo e uso do Design Paramétrico.
§ Levantamento de projetos e processos projetuais contemporâneos que explicitam o uso de métodos baseados no design paramétrico. Ponto de partida será a dissertação de mestrado do arquiteto Guto Requena, que elaborou uma lista de critérios de leitura de projetos contemporâneos que surgem a partir de processos de design e gerenciamento diferenciados.
§ Familiarização com software de design paramétrico
§ Sistematizar e analisar as informações obtidas para criação de critérios para implementação e política de uso junto ao Laboratório de Ensino Informatizado. Implementar junto com o Coordenador do Laboratório e o Funcionário responsável. Avaliar, e corrigir os critérios.
§ Experimentação e Estruturação: proposta de exercícios, organização de tutoriais e palestras junto à comunidade LEI, esquemas de análise para avaliação dos resultados obtidos com o objetivo de se formular uma proposta de implantação definitiva.
Etapas e cronograma
§ Etapa 1: Revisão bibliográfica, através do auxilio da biblioteca EESC-USP, Biblioteca do ICMC-USP, da FAU-USP, documentação Nomads.USP, entre outras fontes.
§ Etapa 2: Realização de entrevistas, junto aos laboratórios e arquitetos de referência
§ Etapa 3: Levantamento de projetos e processos
§ Etapa 4: Familiarização com software de design paramétrico
§ Etapa 5: Sistematização de material levantado, tanto das leituras de textos pesquisados nas fontes citadas, como das entrevistas e dos projetos. Geração de primeiros resultados.
§ Etapa 6: Propostas de exercícios, organização de tutoriais e palestras junto a comunidade LEI,
§ Etapa 7: Análise final do conteúdo obtido e conclusões.
§ Etapa 8: Produção de site na Internet para divulgação do resultado da pesquisa, relatório final.
1 Revisão Bibliográfica
2 Entrevistas
3 Levantamento
4 Familiarização
5 Sistematização
6 Experimentação
7 Análise final
8 Produção de site e relatório final
Bibliografia
- BURRY, Mark & MURRAY, Zolna. “Architectural Design Based on Parametric Variation and Associative Geometry” Challenges of the Future [15th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 0-9523687-3-0] Vienna (Austria) 17-20 September, 1997
- MATCHA, Heike. “Parametric Possibilities: Designing with Parametric Modelling” Predicting the Future [25th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 978-0-9541183-6-5], pp. 849-856, 2007.
- MONEDERO, Javier. “Parametric Design”. A Review and Some Experiences” Challenges of the Future [15th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 0-9523687-3-0], 1997.
- SCHNABEL, Marc Aurel. “Architectural Parametric Designing” Communicating Space(s) [24th eCAADe Conference Proceedings / ISBN 0-9541183-5-9] Volos (Greece) 6-9 September 2006, pp. 216-221
- BOER, Sander. “Cockpit Building in an AcousticBarrier” http://www.oosterhuis.nl/, 2005.
- EDNIE-BROWN, Pia & ANDRASEK, Alisa. “CONTINUUM: A Self-Engineering Creature-Culture” Architectural Design, 2006.
- SCHNABEL, Marc Aurel. “Parametric Designing in Architecture” Computer Aided Architectural Design Futures / 978-1-4020-6527-9 2007 [Proceedings of the 12th International Conference on Computer Aided Architectural Design Futures / 978-1-4020-6527-9] Sydney (Australia) 11–13 July 2007, pp. 237-250, 2007.
- VANDERFEESTEN, Eric. “Confection for the masses in a parametric design of a modular favela structure” http://evanderfeesten.nl, 2005.
- VINCENT, Charles. “Projeto arquitetônico e computação gráfica: processos, métodos e ensino [Architectural Design and Computer Graphics: Processes, Methods and Education]” SIGraDi 2004 - [Proceedings of the 8th Iberoamerican Congress of Digital Graphics], 2004
- VINCENT, Charles. “Ensino de Projeto: Digital ou Manual [Architectural Design Teaching – Digital or Handcrafted?]” SIGraDi 2006 - [Proceedings of the 10th Iberoamerican Congress of Digital Graphics], pp. 236-240, 2006.
- BARRIOS Hernandez, Carlos Roberto. “Cognitive Models for Parametric Design [Modelos Cognitivos para el Diseño Paramétrico]” SIGraDi 2007 - [Proceedings of the 11th Iberoamerican Congress of Digital Graphics], pp. 239-242, 2007.
- CUMINCAD – Cumulative Index of Computer Aided Architectural Design: http://cumincad.scix.net/